COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sabe qual é o carro blindado mais rápido do mundo?

Por: Alfredo Lavrador | Fonte: www.observador.pt

Não estamos a referir-nos a tanques de guerra, mas sim a automóveis blindados, que resistam a balas de pistola e até de metralhadora. É que há clientes que querem segurança, sem abrir mão da rapidez.

As balas não entram, tanto através dos vidros como da chapa, mas isso não impede o veículo blindado de acelerar até aos 96 km/h em pouco mais de 3 segundos

Sabe qual é o carro blindado mais rápido do mundo




Os automóveis blindados não são um “bicho” tão raro como muitos julgam. Basta visitar a África do Sul, a Rússia, o Brasil, ou muitos outros países da América Latina, para nos apercebermos que nem só os poderosos ou os chefes de Estado recorrem a veículos capazes de os proteger das balas. Mas esta medida adicional de defesa vem sempre com um preço, uma vez que o peso adicional torna os modelos lentos, limitando-lhes ainda o comportamento em curva e na travagem.

Foi essencialmente esta realidade que fez disparar o interesse, junto de potenciais compradores, por carros à prova de bala, mas rápidos. Pelo menos, é o que afirma a Armormax, uma das empresas mais conhecidas do ramo e que trabalha habitualmente em todo o tipo de automóveis e todo o género de veículos, dos mais discretos aos mais dispendiosos. E é a própria Armormax que, no seu site, anuncia ter concebido o automóvel blindado mais rápido do mundo: um Tesla Model S P100D.

Sabe qual é o carro blindado mais rápido do mundo




Há vários níveis de blindagem disponíveis no mercado, quando se trata de proteger a vida dos ocupantes. Os mais sofisticados, como os que servem o Presidente dos Estados Unidos da América ou da Rússia, por exemplo, são capazes de proteger os seus clientes mesmo de ataques à bomba e até mísseis. Mas do que se trata aqui é de blindagens ligeiras, aquelas que asseguram uma protecção eficaz contra ataques com pistolas (nível B4), metralhadoras (B5), espingardas e metralhadoras de grande potência (B6), e até espingardas capazes de disparar munições destinadas a perfurar viaturas blindadas ligeiras, o nível B7.

A blindagem ligeira é conseguida à custa de vidros espessos e blindados, com a zona de chapa a ser protegida por um tecido que até podia ser utilizado para fazer um par de cuecas, ou mesmo uma camisa. Denominado fibra de aramida, este tecido sintético é capaz de ser extremamente resistente, sobretudo se forem criadas várias camadas, mas continua a ser flexível e moldável. É isto que é colocado por dentro das portas, tejadilho e painéis que separam o habitáculo da mala e do compartimento do motor, conseguindo impedir que os projécteis atinjam os ocupantes.

Sabe qual é o carro blindado mais rápido do mundo




O Model S preparado pela Armormax é um nível B6. Mas, ainda assim, a carroçaria em alumínio do Tesla, depois de reforçada com vidros e a fibra, pesa apenas mais 250 kg, o que representa um incremento de peso pouco superior a 10%, num modelo que já ultrapassa ligeiramente as 2 toneladas em versão normal. Talvez por isso o Model S blindado (que seria 80% mais pesado se a blindagem fosse conseguida à custa de aço, em vez de fibra) seja capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em pouco mais de 3 segundos. É certo que perde para os 2,4 segundos do Model S P100D de série, mas ainda assim lidera destacado entre os automóveis à prova de bala, onde qualquer valor abaixo dos 8 segundos é de se lhe tirar o chapéu.