COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rio 2016: As soluções de combate ao terror

Por: Ivan Plavetz | Fonte: Tecnodefesa -> www.tecnodefesa.com.br

Representantes dos Ministérios da Justiça, da Defesa e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) concluíram a proposta de criação do Comitê Integrado de Enfrentamento ao Terrorismo (CIET), estrutura que reunirá todas as capacidades de prevenção e reação do País frente às ameaças terroristas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A proposta de criação do Centro é resultado do Grupo de Trabalho Terrorismo (GT Terrorismo), criado no âmbito do Governo Federal, e deverá ser apresentado à Casa Civil da Presidência da República.

Rio 2016 As soluções de combate ao terror

A criação do CIET, motivada pela realização dos Jogos Olímpicos, pode constituir-se em um dos maiores legados de segurança deste grande evento, por ser o embrião de uma estrutura permanente de enfrentamento ao terror.

Militares das Forças Armadas, oficiais de inteligência e policiais federais integrarão o CIET e, com base em protocolos estratégicos de atuação, definirão como deverá ser tratada cada situação que possa ter relação com uma ameaça terrorista.

Os protocolos integram mais uma entrega do GT, assim como um Plano de Sensibilização, que inclui o Estágio de Percepção da Ameaça Terrorista (EPAT), e uma Avaliação de Riscos e Ameaças. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para criação do CIET está em processo de assinatura dos ministros da Justiça, da Defesa e da Secretaria de Governo.