COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Segurança: Todo o cuidado com os vidros, o ponto nobre da blindagem

Fonte: Blindagens News -> www.blindagemnews.com.br

Às vezes, quem tem carro blindado, não é orientado sobre o efeito de se colocar qualquer coisa pendurada ou fixada nos vidros laminados. Geralmente, são suportes de GPS presos através de ventosas para facilitar a visibilidade dos mesmos. Mas, o que o proprietário não sabe é que a ventosa danifica o policarbonato aplicado na parte interna do vidro e pode comprometer a eficiência da proteção o que pode chegar ao ponto de se tornar necessária a troca do pára-brisa.

Especialmente em rodovias, o motorista deve ter cuidado com sequências de buracos, lombadas, valetas, além de pedras ou pedregulhos soltos que, se arremessados contra o pára-brisa, podem impactar os vidros laminados e trincá-los.

vidro-blindado-protecta2.jpg

Outro cuidado que merece ser respeitado é o choque térmico provocado por longa exposição do veículo ao Sol e sua passagem, ainda sob alta temperatura, por um “lava rápido”, situação, cujo choque térmico, também pode provocar trincas nos vidros, afetando a área mais nobre da blindagem de um carro.

Também é preciso atenção ao se estacionar um veículo blindado em zona de forte calor, em estacionamento sem cobertura, por exemplo, que pode ocasionar o problema da delaminação – o deslocamento das camadas que compõem o vidro. Nesse caso é importante prestar atenção ao surgimento de bolhas de ar esbranquiçadas que podem aparecer no pára-brisa e nos demais vidros laterais e traseiro. Esses pontos com bolhas se tornam frágeis e não oferecem mais a esperada resistência balística ao impacto de armas de fogo.

Todo o cuidado com os vidros é uma norma de segurança de quem compra um carro blindado ou manda blindá-lo. O usuário de um blindado deve esquecer os procedimentos utilizados em carros comuns e deixar de utilizar produtos químicos ou abrasivos para a limpeza na parte interna dos vidros. Para a limpeza, use somente pano macio umedecido com água.

Como se recomenda, na estratégia de uso de um blindado, de nunca usar o veículo com os vidros abertos, evite qualquer abertura dos mesmos, por menor que sejam, pois ao fechar as portas, a batida pode afetar alguns componentes da blindagem e o impacto pode prejudicar os vidros do carro.