COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Caminhões blindados para os mais diversos tipos de cargas

Fonte: Blindagens News -> www.blindagemnews.com.br

O mercado de transporte de cargas vive um pesadelo com a escalada do roubo em rodovias em todo o país. Para se defender dos prejuízos, diversas empresas de transporte estão investindo na blindagem de diversos tipos de baús para cargas como aparelhos eletrônicos, medicamentos e outros de alto valor comercial.

Para evitar as perdas que as quadrilhas de roubos de cargas provocam no segmento, quase um bilhão de reais por ano, segundo estimativas dos órgãos de segurança pública, o Portal Transporta Brasil calcula que 9% do valor do frete é gasto com as áreas de segurança e gerenciamento de risco, valor que pode chegar até R$ 16 bilhões por ano.

caminhao-blindado-protecta2.jpg

Se por um lado a criminalidade não dá sinais de enfraquecimento expressivo, por outro, os números da realidade transformam a atividade em um ramo bastante convidativo. No Brasil, este setor de transporte de cargas valiosas foi, por muitos anos, liderado pela empresa norte-america Brinks.

Levando em consideração esse panorama, companhias como a Protege e a espanhola Prosegur estão ingressando no mercado de cargas valiosas com pesados investimentos e oferecendo know-how de todo o sistema de prevenção e proteção.

Para competir nesse mercado, segundo o Portal Transporta Brasil, a Protege lançou um serviço capaz de carregar aproximadamente R$ 10 milhões em produtos em um caminhão blindado. O veículo é tripulado por uma equipe de quatro vigilantes armados e treinados, como exige a Lei. Desta forma, o contratante dispensa a necessidade de um veículo de escolta, de outros seguranças e gastos extras, comuns no ramo.

Proteção aplicada na estrutura do veículo, visando à proteção dos perímetros vulneráveis dos vidros laterais. É considerado “avô” do frame e do inserto. É acusado de dificultar o acesso ao interior do veículo e de não ser eficaz contra disparos em ângulos mais agudos.

Afinal, se uma empresa de segurança que trabalha com carros-fortes blindados transporta dinheiro de forma segura, qualquer produto, em tese, deverá ser deslocado de um local para outro com a mesma eficiência, dentro de um caminhão blindado e equipe de escolta no mesmo veículo.